Fotos de Gaveta – Parte 3

0 Comentários

Desde as primeiras publicações impressas de skate, quando não se pensava em câmeras digitais, e ter um equipamento fotográfico era extremamente caro e existiam poucos profissionais na área atuando na fotografia, fala-se do termo “fotógrafo de skate”. Nesse passado recente onde existiam esses poucos profissionais citados, era fácil detectá-los, mas com a massificação dos produtos através da evolução tecnológica, fez com que o número de pessoas “clicando” se multiplicasse, e com esse crescimento avassalador algumas perguntas necessárias para compreender essa área:

00-capa-fotosdegaveta

Quem são os “fotógrafos de skate”? Já que não existe um curso específico para a área, muito menos uma faculdade para tal profissão, conseguir o título de forma acadêmica é algo impossível, pelo menos até então.

Trabalhar em um núcleo de mídia do skate credencia esse profissional? Em outras áreas de trabalho, em que há um núcleo que respira fotografia, pressupõe que você já tem o conhecimento técnico antes mesmo de pleitear o cargo, visto que, para assumir o posto é necessário aptidão para tal. Entendo que existem fotógrafos, que “fotógrafos de skate” é um termo e não uma qualificação, pois assim como o skate, existem outros esportes de ação que são necessários conhecimentos similares para executar a função, técnicas de fotografias que são associadas ao movimento e não necessariamente a um esporte específico.

Mesmo que houvesse algum tipo de graduação para condecorar um fotógrafo à classe fotógrafo de skate, nada melhor que aprender de forma empírica, visto que não há curso específico para fotografia de skate como mencionado anteriormente, através da tentativa e erro, onde o skate está enraizado, que são nas pistas de skate e nas ruas de todo o país. Talvez seja por isso que sempre tive mais empatia por esses profissionais que estão nessa busca de sua evolução profissional, através do erro e acerto, independente se trabalham em uma determinada revista ou site, ou mesmo prestam serviço para alguma marca de skate, tendo como foco pessoal, a busca por uma boa foto, do melhor momento e ângulo de uma manobra e estão no lugar onde deveriam estar e onde tudo acontece. Muitos destes profissionais estão escondidos país afora, talentos promissores com seus trabalhos engavetados.

00-fotos-de-gaveta

O projeto FdG, vem com a proposta de tirar da gaveta esses trabalhos e do anonimato alguns desses talentos, que pouco espaço tem para mostrar seus trabalhos e sua visão de skate e fortalecer tantos outros que já vem de uma caminhada maior. Fotógrafos que dentre as coisas que amam fotografar está como sua maior paixão o skate, que eterniza o momento da manobra tão bem quanto imortaliza um por do sol. Chame o de fotografo de skate se quiser, assim como tantos outros fazem por merecer esse rótulo, mas independente da legenda, são fotógrafos que apresentam suas fotografias de skate na FOTOS DE GAVETA.

Acompanhe também os trabalhos da FdG através de [ FOTOS DE GAVETA ]

Por: Alessandro McGregor
Arte: Natan Dias